Ferramenta permitirá acompanhar consignado e simular empréstimos
Permitir ao servidor do Estado do Ceará o acompanhamento dos contratos no modelo consignado e realizar simulações de empréstimos consignados são alguns dos serviços disponibilizados pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará ao lançar o “Servidor Online”. A ferramenta, elaborada pela equipe técnica da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTEC), foi apresentada na primeira reunião deste ano da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), realizada na última terça-feira, dia 18/02, coordenada pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo.
O “Servidor Online” permite ainda acessar extrato de pagamento e declaração de rendimento para o Imposto de Renda. O acesso é feito por meio do Guardião, com CPF e senha. Para isso, os servidores solicitam diretamente com o setor de Gestão de Pessoas do órgão/entidade em que trabalham. O secretário Eduardo Diogo explicou que antes de disponibilizar a ferramenta decidiu apresentá-la na MENP para ouvir opiniões. Na ocasião, solicitou sugestões sobre novos serviços que possam ser disponibilizados na plataforma.
Com a nova ferramenta, o servidor tem ainda a opção de receber, via e-mail, o extrato mensal de pagamento. Quanto aos consignados, é possível visualizar a situação dos contratos firmados, quantidades de parcelas quitadas e a saldar, além da margem disponível para novos contratos. O “Servidor Online” proporciona ainda simular contratos consignados com base na margem disponível, consultando os valores ofertados pela Caixa Econômica Federal e Bradesco, instituições credenciadas a operar o crédito consignado para servidor público do Governo do Estado.
O secretário Eduardo Diogo destacou que o “Servidor Online” representa mais um importante passo na relação entre Governo do Estado e servidores na Mesa Estadual de Negociação Permanente. “Temos construído em conjunto importantes avanços e melhorias atendendo demandas da categoria”, salientou o titular da SEPLAG. Eduardo Diogo lembrou que partiu das entidades representativas dos servidores a solicitação para criação de um Programa de Orientação Financeira. “Prontamente atendemos, com a realização de cursos e palestras, além de distribuir e disponibilizar no site da SEPLAG a Cartilha de Dicas Econômicas, orientando os servidores sobre como lidar melhor com as finanças”, pontuou o secretário.