Medida dará oportunidade de estágio aos 2% já previstos em decreto de 2009. O adolescente tem de estar cursando o ensino médio.
O Secretário de Administração Pública do DF, Wilmar Lacerda, assinou, na última sexta-feira (13), documento que prevê a contratação de jovens que cumprem medidas socioeducativas. A ideia é que, por meio de estágio, esses adolescentes tenham a oportunidade de trabalhar no GDF e, em contrapartida, possam praticar a ressocialização.
O Decreto 30.658 dispõe reserva de 2% do total de vagas de estágio para jovens em processo socioeducativo. Nesta primeira etapa, nove adolescentes da Unidade de Internação de Planaltina (UIP) que cursam o ensino médio foram selecionados:”Vamos expandir esse índice para 20%, inclusive dando a oportunidade, também, a alunos do ensino fundamental”, disse o Secretário Wilmar Lacerda.
A própria unidade de internação seleciona os jovens interessados e comunica à Secretaria de Administração Pública. Depois, a Seap – agora responsável pela área de estágios – vai até os adolescentes, juntamente com representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para fazer o cadastro: “O selecionado precisa apresentar declaração de escolaridade para estágio, CPF, Identidade e uma foto ¾. Após esse primeiro contato, o interessado precisa receber uma autorização da justiça. Sendo concedido, ele será encaminhado para a área do GDF que solicitou um estagiário”, disse Ronilda Oliveira, Gerente de Estágios da Seap.
As Secretarias de Cultura e Educação, bem como a Agefis e a Administração de Brasília receberão os novos beneficiados com o programa de estágio. O Secretário Wilmar enfatiza a importância de projetos como esse: “O GDF está dando oportunidade ao jovem em conflito com a lei”. E finaliza:”Desse modo, ele poderá resgatar o seu papel na sociedade de maneira digna”.