Premiado internacionalmente e difundido em território nacional, Serviço de Atendimento ao Cidadão completa 20 anos com programação especial no dia 25 de setembro
Indispensável à população baiana, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) completa, este mês, 20 anos. A comemoração acontecerá no dia 25 de setembro, no Hotel Catussaba, em Salvador. O evento, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), contemplará uma extensa programação, com a presença de representantes das unidades integradas de outros estados, autoridades, palestrantes nacionais e locais, representantes de órgãos parceiros, funcionários do SAC e servidores estaduais.
A Presidente do Consad, Alice Viana, solicitou a participação das secretarias membros do Conselho para que divulguem as suas experiências em defesa da gestão pública estadual. “O assunto é de extrema relevância para as ações desse programa de gestão implantado em todas as secretarias estaduais e, por via de consequência, para as ações do Consad, considerando, ainda, a importância do compartilhamento de experiências”, frisou.
Exemplo a ser seguido
De 1995 até hoje, o modelo criado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) já foi adotado por 24 estados, além do Distrito Federal. Graças à sua capacidade de propagação, o SAC foi escolhido pelo Governo Federal como referência para o Projeto de Atendimento Integrado (PAI). Por meio de cooperação técnica, também foram implementadas unidades em Portugal (Lojas do Cidadão), na Colômbia (Supercade) e na República Dominicana (Punto Gob).
Desde a sua implantação, o serviço vem conquistando importantes prêmios. No âmbito internacional, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores práticas existentes na área de prestação de serviços públicos. Assim, passou a integrar a pauta dos produtos de exportação do Brasil, elevando o País em condição de pólo difusor da transferência de know-how no atendimento ao público.
Rede SAC
Atualmente, a Rede SAC conta com 57 unidades de atendimento – sendo 15 postos fixos na capital do estado e na região metropolitana e outras 20 no interior. Ainda estão disponíveis 19 unidades do Ponto do Cidadão e três unidades do SAC Móvel para atender à população interiorana. As unidades em operação disponibilizam mais de 800 serviços, prestados por 37 instituições parceiras, com uma média diária de 32,8 mil atendimentos.
Tecnologia de ponta
Com o crescente desenvolvimento da internet, surgiram alternativas para o aprimoramento e ampliação da utilização de recursos do SAC, com a criação do Portal SAC, SAC Fácil, SAC Móbile e Call Center. “O SAC vem concentrando esforços na melhoria contínua dos serviços prestados ao cidadãos, com o desafio de expandir e consolidar a excelência do atendimento não apenas na rede, mas em órgãos públicos que mantêm contato direto com a população”, concluiu a Diretora de Desenvolvimento de Projetos da Superintendência de Atendimento ao Cidadão, Márcia Hlavnicka.
Com informações da Saeb