A ideia é promover encontro das Centrais de Atendimento Integrado de todo o Brasil, com a criação e fortalecimento da Rede SAC. Cerca de 13 estados já aderiram ao projeto
Lançada durante a realização do seminário “SAC 20 anos mais perto do cidadão: Inovação e Tecnologia a Serviço da Sociedade”, a ideia de promover encontros das Centrais de Atendimento Integrado foi anunciada pelo secretário da Administração da Bahia, Edelvino Góes Filho. Agora, a proposta foi enviada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para buscar junto ao órgão o apoio e parcerias necessários para implementar a ação.
A partir do momento em que a proposta de se criar encontros entre as unidades de serviço integrado ao cidadão foi pronunciada, na celebração dos 20 anos do SAC, em setembro de 2015, muitos representantes de governo demonstraram interesse em apoiar a causa. Líder do projeto, a Saeb foi em busca da anuência do maior número possível de estados, para que, junto ao apoio do Consad e do MPOG, possa concretizar a proposta.
O Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (Ciiiap), ligado à Saeb, e a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) definiram o mecanismo para garantir a adesão de outros interessados na criação dos Encontros Anuais das Centrais de Atendimento Integrado. Dois meses após a realização do Seminário dos 20 anos do SAC, a Saeb remeteu a todas as unidades federativas um termo virtual, que teve como resultado parcial a adesão de 13 estados.
Diante do interesse de tantas unidades de atendimento integrado, em que se inclui: UAI (Minas Gerais); Vapt Vupt (Goiás) e PAC (Amazonas), a presidente do Consad, Alice Viana, emitiu, no dia 23 de março, ofício ao ministro Valdir Moysés Simão. No documento, o Consad solicita o apoio do ministério para que, em parceria com os estados, viabilize a criação e fortalecimento dessa Rede, bem como a realização dos Encontros Anuais das Centrais de Atendimento Integrado.
Com a consolidação do Modelo de Atendimento SAC, a Saeb sente-se responsável pela expansão da qualidade no atendimento para outras frentes de atuação e prestação de serviço à sociedade. “Agora vamos torcer por uma resposta positiva do ministro, assim poderemos conhecer mais informações e boas práticas de gestão, além da troca de experiências inovadoras para as centrais de atendimento integrado”, declarou Edelvino.
Expansão – Durante os últimos oito anos, a Rede SAC duplicou sua presença na Bahia. Atualmente, somam-se 59 unidades, sendo 15 postos fixos na capital e RMS; 21 postos no interior; 20 Pontos Cidadão e mais três unidades do SAC Móvel. Ao todo, mais de 175 milhões de atendimentos já foram realizados pelo SAC, desde a sua criação.
Com informações da Ascom/Saeb-BA