Rosana Reis, professora visitante da Fundação Dom Cabral, abriu a programação desta
sexta-feira, dia 20 de setembro, do 91º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, realizado no hotel Hilton Belém, no Pará. Com a palestra “A evolução da Liderança no Setor Público”, a especialista em recursos humanos e gerência ressaltou que a cooperação com base em reciprocidade é a norma mais arraigada nas relações públicas.
Segundo Rosana, o maior desafio da globalização é a capacidade de gerar inovação como fator competitivo. “Habilidades comportamentais são ingredientes de inovação. Temas como a capacidade de resiliência, empreendedorismo, gestão de relacionamentos, entre outros fatores, influenciam diretamente no comportamento organizacional das empresas”, analisou.
O debate, disse ela, gira em torno do como – e não somente o que – inovar, reduzindo a distância entre o pensar e o fazer, uma vez que o pensamento inovador é uma habilidade e, por isso, pode ser aprendida. “Se os líderes são comprometidos claramente com a inovação, torna-se mais fácil que o comportamento organizacional seja eficaz, principalmente se as motivações individuais e as do grupo sejam de natureza intrínseca”, avaliou.
Novas tendências
Por conta da constante mudança no cenário mundial, a professora defendeu que é preciso investir em novas ideias, força para fazer as coisas, métodos de ensino, projetos, paradigmas e, especialmente, em líderes mais comprometidos com a inovação. “É imprescindível ter pessoas preparadas e entusiásticas que combinem habilidades técnicas e interpessoais”. E esse processo de modernizar as regras cooperativas conta com um grande aliado: as mídias digitais, “que cruzam fronteiras institucionais da empresa, com novos espaços de diálogo para as trocas de experiências de pessoas que criam novos conhecimentos e vantagens competitivas”, justificou.
Assessoria de Imprensa Consad – AP Comunicação
Mariana Pereira / marianapereira@apcomunicacao.com.br / (61) 3223-0043 e (61) 8116-3520
Paula Fonseca / paulafonseca@apcomunicacao.com.br / (61) 3223-0043 e (61) 8131-8073