Durante o encontro foi apresentada a ideia de criação de um
curso superior em gestão pública para as três esferas do poder executivo
O secretário Eduardo Diogo participou nos dias 07 e 08 de julho, em Gramado-RS, do LXXXII Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração. O encontro é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), no qual Eduardo Diogo ocupa a 1ª vice-presidência.
Durante o Fórum, diversos temas foram debatidos, dentre eles: “Pesquisa Salarial 2011”, estudo feito pela Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais; “Discussão sobre o Planejamento Estratégico do Consad”, conduzida pela consultoria Ernst Young; e “A Importância da Tecnologia de Gestão no Primeiro Setor”, cujo palestrante foi o presidente da Câmara de Políticas, Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República, Jorge Gerdau.
No Fórum, Alexandre Kalil, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão -MPOG, apresentou a ideia de criação de um Curso Superior Técnico em Gestão Pública, a ser realizado pelo MPOG e pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP). Serão ofertadas 30 mil vagas, com 1.920 horas/aulas para as três esferas do poder executivo, visando formar tecnólogos em gestão pública. A 1ª turma, com 15 mil alunos, está prevista para ser iniciada em fevereiro de 2012 e a 2ª, com outros 15 mil participantes, em agosto de 2012. O processo de seleção será detalhado no site do Ministério a partir de outubro desse ano.
Na ocasião também foi apresentado o balanço do IV Congresso do Consad de Gestão Pública, realizado no mês de maio desse ano em Brasília. O evento contou com 1.824 participantes; o Ceará compareceu com 45 participantes. O V Congresso do Consad ficou agendado para o período de 23 a 25 de maio de 2012, também em Brasília. Já a próxima edição do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração será realizada durante o mês de setembro de 2011, em Recife.