Projetos de investimento em TI nos estados são apresentados no maior congresso de gestão pública do país
BRASÍLIA (5) O investimento em tecnologia de informação e comunicação, uma das principais bandeiras dos gestores públicos estaduais para a oferta de serviço de qualidade ao cidadão, foi tema de discussão no Congresso Consad de Gestão Pública, que reúne duas mil pessoas em Brasília, de 4 a 6 de junho.
No fim da tarde de ontem, os estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais trocaram experiências e apresentaram seus projetos no painel sobre uso de tecnologia, modernização do estado e atendimento ao cidadão.
No estado de Pernambuco, os investimentos realizados nas redes de telefonia e comunicação permitiram uma economia estimada de R$ 220 milhões para o cofre público, apresentou o gerente de Telemática do estado, Daniel Bastos de Castro. Essa evolução dos serviços oferecidos nos permitiu ter 100% da cobertura em 184 municípios, mais o distrito de Fernando de Noronha, disse.
Já a Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro apresentou cinco projetos para aprimoramento da gestão e transparência no estado: Siplag, Sispat, SigRH, Siga e E-Cidade. Este último tem como objetivo capacitar os municípios no uso de ferramentas inteligentes na formulação de políticas públicas, planejamento e controle sobre a arrecadação de tributos. Os programas tiveram início em 2009 e permitem melhoria no fluxo e na qualidade da informação, redução de custos operacionais, rapidez no acesso às informações, transparência das compras governamentais, diminuição dos riscos de erros e fraudes, disse Flávia Vastano, representante da Secretaria de Planejamento e Gestão do estado.
O Espírito Santo apresentou a sua nova política estadual de tecnologia da informação e comunicação. Segundo Pablo Sandin Amaral e Renato Machado Albert, representantes da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do ES, as políticas de governo eletrônico do estado têm como premissas a simplicidade, objetividade e a preocupação com resultados. O Plano Diretor de TI é um instrumento de planejamento que visa garantir o alinhamento das ações de TI ao plano estratégico do Poder Executivo Estadual, disse Albert.
Por último, Thiago Thales Ribeiro, da Secretaria de Planejamento de Gestão de Minas Gerais, apresentou a utilização de dispositivos móveis para aproximação do cidadão e governo, o Mobile Government. O uso da ferramenta tem permitido resultados satisfatórios por meio do envio de mensagens de texto para celular (SMS). O serviço oferece avisos de licitação para fornecedores, consulta ao departamento de trânsito, fazenda, serviços de saúde, campanhas de combate à dengue, e até lembretes de consultas médicas agendadas pelos cidadãos no serviço de saúde pública, afirmou.