Na última palestra do 72º Fórum do Consad, realizado em Florianópolis nos dias 27 e 28, a secretária-executiva do Gespública, Mariana Meireles, apresentou algumas iniciativas que estão sendo propostas para reformular e implementar o programa.
Segundo ela, após verificar a necessidade de reformular a estratégia de implementação do Gespública, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) está propondo algumas iniciativas. Uma das iniciativas é a implantação de uma nova estratégia de capacitação e certificação dos voluntários da rede nacional, considerando a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos que atuam no programa.
Outra iniciativa, conforme Mariana, é o fortalecimento dos núcleos estaduais com o apoio dos governos estaduais e de organizações públicas federais que atuam em prol da excelência de gestão com os termos de compromisso entre o MPOG e organizações que aderiram ao programa e âncoras. É preciso também uma maior articulação com entidades nacionais de qualidade como o movimento Brasil Competitivo (MBC); Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); Fórum de Programas Estaduais de Qualidade (FPQC); e Geração-Petrobras.
De acordo com Mariana, a intenção do Ministério é realizar um encontro em abril de 2009 com governos estaduais, organizações públicas federais e entidades nacionais da qualidade para elaboração do planejamento estratégico do programa para o período 2009-2010.