Trabalhos selecionados – X Congresso
Trabalhos aprovados para integrar a programação do Congresso
Trabalhos livres – selecionados pelo Comitê Científico para participar do Banco do Conhecimento
Painel 1 – Desafios para a adoção da gestão estratégica de pessoas na Administração Pública brasileira: caminhos, reputação da área de RH no Setor Público e autonomia das unidades
- Gestão estratégica de pessoas no legislativo federal: desafios e possibilidades
- Reputação das áreas de recursos humanos
- Autonomia das unidades de recursos humanos para desempenho das atividades estratégicas de capacitação
Painel 2 – Em busca de uma gestão estratégica de pessoas no Setor Público: novos olhares, inovação e implementação
- Inovação e gestão de pessoas no setor público: necessidade de novos olhares
- Fatores interferentes na implementação da gestão estratégica de pessoas em uma empresa pública
- Prêmio inova Minas Gerais: uma reflexão sobre a ação de gestão de pessoas que busca valorizar a análise e proposição de inovação dos servidores sobre as políticas públicas do estado de Minas Gerais GT 5 – casos de ensino em Administração Pública
Painel 3 – Liderança, competências e avaliação de desempenho no Setor Público: discussões e casos estaduais
- Avaliação especial de desempenho dos servidores públicos do governo do Tocantins – Melhorias e automatização do processo
- Implantação do projeto piloto de gestão por competências Imasul-MS
- Ação de liderança sustentável: o papel do novo gestor de resultados com pessoas
Painel 4 – Instrumentos de gestão de pessoas em setores específicos de políticas públicas: educação e segurança pública
- Gestão de pessoas na educação: organizando e conhecendo o perfil dos profissionais da educação do Amapá
- Valorização dos profissionais da gestão escolar através da otimização dos recursos humanos: o caso de Pernambuco
- Análise acerca do processo de ingresso de profissionais na carreira de agente de segurança penitenciário no estado de Minas Gerais
Painel 5 – Planejamento da força de trabalho no Setor Público brasileiro: método e boas práticas
- Dimensionamento de quadro de pessoal para realizar a gestão de TI dos órgãos do poder executivo estadual de PE
- Um método simplificado para dimensionamento da força de trabalho na Administração Pública Federal
- Planejamento estratégico de recursos humanos no Setor Público: a experiência da Elo Group
Painel 6 – Recrutamento e seleção de dirigentes públicos no Brasil: reflexões e experiências
- Processo seletivo público para escolha de secretário municipal: análise da experiência da cidade de Londrina/PR
- O processo seletivo da alta administração nas agências reguladoras federais
- A capitação do alto escalão dos governos: uma comparação dos casos de Minas Gerais (Brasil) e Portugal
Painel 7 – E-Social, endividamento de servidores públicos e orientação para aposentadoria: os casos de Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal
- Programa de orientação para aposentadoria do governo do Distrito Federal como estratégia de prevenção e promoção da saúde do servidor: relato de experiência
- A experiência de Pernambuco no processo de implantação do E-Social
- Pesquisa de diagnóstico: o endividamento de servidores públicos estaduais com empréstimos consignados e seus efeitos para o programa de cidadania financeira de Santa Catarina
Painel 8 – Propostas efetivas de ação compartilhada em gestão de pessoas, residência em gestão pública municipal e capacitação de servidores baseada em EAD
- O movimento do campo de públicas e a proposta de residências em gestão pública: uma alternativa para aumento das capacidades estatais dos municípios
- Educação à distância na rede estadual de escolas de governo do Ceará: percepção do contexto presente para projeção de ações futuras
- Cooperação federativa para capacitação de servidores públicos: a experiência do cotegep no estado do Pará
Painel 9 – Desenvolvimento e capacitação de servidores públicos: integrando práticas formais e informais
- O potencial uso de grupos formais de estudos na mobilização do conhecimento na administração pública: um estudo de caso
- Plano de desenvolvimento e capacitação dos servidores e empregados públicos do município de Fortaleza: estratégias e resultados em tempos de crise
- Trilhas de desenvolvimento – uma reflexão das ações de desenvolvimento informal dos servidores do estado de Minas Gerais GT 5 – casos de ensino em Administração Pública
Painel 10 – Estratégias e metodologias para promoção de mudanças em sistemas e processos de gestão de pessoas no Setor Público
- Aplicação de metodologia participativa para revisão do plano de cargos e salários de um banco público: vantagens, dificuldades e limitações
- Gestão de pessoas em rede: estratégia de articulação,troca de serviços, de experiências e de construção coletiva da política estadual de humanização da gestão pública
- Modernização da gestão pública: de cima para baixo ou de baixo para cima
Painel 11 – Governança inovadora nos estados
- Contratualizar resultados no setor público: histórico de implementação e a experiência no estado do Rio Grande do Norte
- Programa de aprendizagem para resultados do estado do Paraná
- Quebrando paradigmas na gestão de pessoas do Poder Judiciário cearense: gestão de competências, gestão de desempenho e o mérito na ascensão na carreira
Painel 12 – Estratégias bem sucedidas de execução e monitoramento de programas e projetos na administração direta: importância do reconhecimento dos riscos e da conciliação com as exigências legais para inovar
- A reinvenção do conceito de sala de situação para monitoramento do plano estadual de assistência social visando à consolidação de estratégias e o fortalecimento da gestão do trabalho socioassistencial
- A sistemática de execução de planos de negócios de organizações de produtores rurais financiados pelo projeto microbacias II: como garantir agilidade, adequação e qualidade no uso de recursos
- Inovação na gestão de convênios focados na redução de riscos sem o comprometimento das atividades fim: o caso da SMA e os projetos ambientais executados por produtores da agricultura familiar
Painel 13– Governança inovadora nos municípios
- Índice CFA de governança municipal
- Formulação e implantação do programa de monitoramento e avaliação da prefeitura municipal de Goiânia
- Gestão de custos de transação: o planejamento anual de compras da universidade estadual de Santa Cruz (UESC)
Painel 14 – Intersetorialidade em políticas públicas: a experiência do escritório de projetos especiais do governo do DF
- Promovendo a intersetorialidade em ações públicas: a experiência do escritório de projetos especiais do governo de Brasília
- A experiência de gestão do programa de desativação do aterro do jóquei no Distrito Federal
- Intersetorialidade e estruturas organizacionais na Administração Pública brasileira: uma breve discussão
Painel 15 – Gestão por resultados como estratégia de monitoramento da gestão
- As bases para um novo modelo de Administração Pública orientada para resultados: evolução dos paradigmas, novos princípios e dimensões operacionais de funcionamento
- O modelo de gestão por resultados na prefeitura municipal de Goiânia: a importância do contrato de resultados e da remuneração variável como fatores críticos de sucesso para implementação do programa
- O gerencialismo no ciclo das políticas públicas: o monitoramento no modelo integrado de gestão do estado de Pernambuco
Painel 16 – Inovação na gestão por resultados: as novas experiências
- O modelo de gestão para resultados do Distrito Federal
- Governança inovadora: o processo de implantação do painel de monitoramento do governo do Rio Grande do Norte
- Práticas e metodologias de gestão para resultados – análise de benchmarking
Painel 17 – Desafios na institucionalização das políticas de monitoramento: casos
- Sistema de gestão de estradas rurais: inovação na Administração Pública municipal em Lages, Santa Catarina
- Institucionalização do gabinete de governança e da gestão por resultados no município de Maceió
- Desafios na implantação de um escritório de projetos público em momento de crise: estudo de caso do RN
Painel 18 – Monitoramento de políticas publicas: casos
- Plano municipal de segurança pública para a cidade do Rio de Janeiro
- Avaliação econômica da conversão de sistemas de irrigação no perímetro irrigado mandacaru em juazeiro, no estado da Bahia
- Políticas públicas de atenção básica à saúde e as desigualdades sociais em saúde no Brasil
Painel 19 – Planejamento e inovação nos governos: uma perspectiva
- O alinhamento estratégico da gestão administrativa frente ao novo plano de governo do Acre
- Gestão por resultados: incentivos à inovação da Administração Pública e efetividade dos resultados no estado do Ceará e no município de Fortaleza
- Usos e fronteiras da participação digital: as experiências das plataformas colaborativas da prefeitura de Niterói
Painel 20 – Avaliação de políticas publicas como política pública
- Sistema de avaliação da educação de Niterói (SAEN): uma política de avaliação institucional na educação básica
- Uma análise da estrutura espacial dos indicadores socioeconômicos: evidências sobre aspectos do índice de desenvolvimento humano, bolsa família e educação dos municípios alagoanos
- Matrículas, continuidade do ensino e despesas em educação das capitais ante o cenário de compressão dos gastos sociais: uma proposta de avaliação da política pública educacional no Brasil
Painel 21 – Modelos de escritórios de gerenciamento de projetos e coordenação de planejamento operacional
- Experiência com a construção de um modelo para o ciclo do planejamento integrado da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF)
- Agenda Curitiba 2030: análise e recomendações para garantir resultados em agendas de longo prazo
- Escritório de projetos – de prática adormecida à iniciativa inovadora: o caso da Secretaria de Estado e Gestão e Recursos Humanos
Painel 22 – Boas práticas de gestão no serviço público
- Análise executiva de resultados no direcionamento e accountability das estratégias de governo
- Rede de inovação no setor público – Inovagov: o desafio da disseminação da cultura de inovação no Setor Público
- A estruturação do monitoramento dos convênios federais pelo estado do Rio Grande do Sul: uma boa prática de gestão
Painel 23 – Inovação na gestão pública brasileira
- Tendências inovadoras de gestão nos governos subnacionais brasileiros
- Inovação no Setor Público Federal: relações entre capacidades, modelos, tipos e resultados de inovação
- Fomento à inovação no Setor Público: laboratórios, redes e dados abertos
Painel 24 – Democratização do Estado: participação e controle social nas políticas públicas brasileiras
- Os conselhos de consumidores de energia elétrica no Brasil e sua atuação na formulação democrática da regulação setorial
- A influência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no orçamento da união
- Controle social, dever de informação e acesso aos documentos públicos: inconstitucionalidade do sigilo previsto na Lei Federal Nº 12.527/2011
Painel 25 – Participação social, novas tecnologias e construção de capacidades de governo
- Plataformas de e-democracia no Brasil: um retrato para gestores públicos
- Governança digital e coprodução nas conferências nacionais
- Caracterização da participação digital no planejamento urbano do município de São Paulo
Painel 26 – Auditoria e controle de políticas públicas
- As ações do observatório de licitações do TCM-CE: controle externo, controle social e acesso à informação
- Participação cidadã e controle social: o caso das auditorias cívicas na saúde do Distrito Federal
- Auditorias operacionais: uma análise da atuação do Tribunal de Contas do município de São Paulo
Painel 27 – Governo em rede: articulação de governos estaduais com municípios e sociedade civil nas políticas públicas
- As instituições e o uso das informações na avaliação das políticas públicas executadas em parceria com entidades sem fins lucrativos no estado de Minas Gerais
- Um modelo de governança para as iniciativas de educação infantil de Goiás – instrumento de alinhamento estratégico entre os entes municipais e estadual
- Aliança municipal pela competitividade: governança em rede, entre o estado de Goiás e seus municípios, em busca de resultados efetivos
Painel 28 – Governança, tecnologias sociais e inovação para o desenvolvimento
- O ciclo da inovação do estado de Minas Gerais: uma experiência de inovação aberta na gestão pública
- O programa Navegapará como indutor social
- Tecnologia social para gerar desenvolvimento multidimensional: prolegômenos do sistema integrado de desenvolvimento (SIDES)
Painel 29 – PPA (Planejamento Plurianual), participação social e monitoramento
- Institucionalização da avaliação de políticas públicas no governo do estado de Goiás: avanços e desafios
- A importância das secretarias de planejamento e gestão estratégica nos governos municipais para gestão por resultados, o caso de Angra dos Reis
- Participação social no PPA 2016-2019: limites e possibilidades da democratização do processo político-decisório no planejamento e orçamento governamental
Painel 30 – Inovação e criatividade no governo eletrônico: novas formas de produção de tecnologia no Setor Público
- A experiência de organizar um hackathon para solução de problemas públicos
- Governo eletrônico livre: um ambiente de soluções abertas e gratuitas com foco na gestão pública municipal
- Transparência das políticas públicas de renúncia fiscal: uma análise sob a ótica de dados abertos
Painel 31 – Gestão de documentos e informação: transformando processos na Administração Pública
- Os benefícios da solução de GED (gerenciamento eletrônico de processos e documentos) na modernização do processo de licitação e compras governamentais no estado de Sergipe
- A implantação do sistema eletrônico de informações na Administração Pública do Distrito Federal: gestão estratégica inovadora de governo digital e atuação colaborativa
Painel 32 – Internet como instrumento de transparência nos governos de estados e municípios
- Índice de transparência municipal: um estudo nos municípios do estado do Ceará
- O estado da transparência digital de portais eletrônicos: um instrumento de auxílio à gestão pública
- Modernização e ampliação do portal da transparência do Espírito Santo: pensado pelo cidadão para o cidadão
Painel 33 – Aplicações de governo eletrônico na melhoria do relacionamento entre estado e cidadãos
- Mobile government: uma análise dos aplicativos estaduais como uma nova forma para melhorar o relacionamento entre os cidadãos e os governos
- Guia de serviços do governo de Alagoas – transparência e proximidade através da catalogação a oferta de informações sobre serviços e unidades de atendimento
- Sistema ouvidor SUS: análise do relatório gerencial da rede municipal de São Paulo
Painel 34 – Organizações sociais e serviços sociais autônomos: a emergência de modelos flexíveis
- A agência brasileira de desenvolvimento industrial: os desafios de um serviço social autônomo no fomento e implementação de políticas públicas federais
- Publicações nacionais sobre a gestão por organizações sociais nas unidades de saúde
- Instituto Odeon e o contrato de gestão do museu de arte do Rio (MAR): reflexões e análise crítica da agenda de desenvolvimento do modelo de organizações sociais
Painel 35 – Arranjos interfederativos: nova institucionalidade
- Mecanismos de mobilização para o regime de colaboração: caminhos para a gestão colaborativa da educação
- Inspiração pernambucana para novos arranjos institucionais: adoção de parceria público-privada voluntária como alternativa para contratação, construção e operação de redes ópticas avançadas para pesquisa e educação
- Arranjo colaborativo entre estado e municípios em políticas de saneamento básico: o caso da Parceria Público Privada para gestão de resíduos sólidos urbanos de Minas Gerais
Painel 36 – Reorganização para a inovação
- Rede de incubadoras de empresas na região amazônica: desenvolvimento e empreendedorismo local no estado de Rondônia
- Desafios da implantação de laboratório de inovação em governo: o caso do estado do Espírito Santo
- Design thinking – uma forma de redesenhar serviços públicos com foco no cidadão
- A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA NA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE ARACAJU
Painel 37 – Organização para a gestão de políticas públicas
- O programa de gestão regional da saúde no Distrito Federal
- A reforma administrativa do governo municipal de Angra dos Reis, gestão 2017-2020, solidez, continuidade e fortalecimento da gestão pública
- O instituto hospital de base do Distrito Federal – um novo paradigma de saúde para o Distrito Federal e o Brasil
- A importância da logística reversa na destinação dos resíduos sólidos no município de Aracaju.
Painel 38 – Discussões sobre experiências de parcerias: novas perspectivas
- Gestão pública, organizações sociais e mecanismos de controle social: um raio-x do hospital de urgências de Goiânia
- Experiência do alinhamento dos instrumentos de planejamento como um formato organizacional para a qualificação do sistema de saúde pública no Distrito Federal
- Partidos de esquerda e organizações sociais no Brasil: o caso do estado da Bahia
Painel 39 – Descentralizacão e parcerias: OS, OSCIPS e formatos inovadores
- Parcerias com OSCIPS em MG: uma análise retrospectiva e propositiva
- As organizações sociais e a apropriação do saldo remanescente: há controle a posteriori?
- Comparação entre o setor público e o terceiro setor na prestação de serviços sociais: eficiência econômica e qualidade
Painel 40 – Modernização do macroprocesso de compras governamentais do estado de Mato Grosso do Sul
- Catálogo de materiais e serviços de Mato Grosso do Sul
- E-fornecedor: facilidades no cadastro para fornecedores e servidores
- Plano de compras: planejamentos anuais para gestão
Painel 41 – Governança e gestão de contratações
- O cenário atual das alianças público-privadas no Brasil
- Desafios e perspectivas para a comparação do desempenho de compras dos estados e suas boas práticas: a proposta de um meta-modelo de avaliação
- Modelos de governança no Setor Público para modelagem e execução de projetos de APP – o caso da São Paulo Negócios
Painel 42 – Gestão de custos e de patrimônio num contexto de ajuste fiscal
- Eficiência na gestão do patrimônio imobiliário público de Pernambuco: as alternativas encontradas para a redução de gastos e obtenção de receitas patrimoniais
- Sistema de custos: um diagnóstico da implantação nas forças armadas brasileiras
- Gestão de bens patrimoniais em contexto de crise: o patrimônio como parte da solução
Painel 43 – Estados, municípios e os desafios da sustentabilidade financeira
- Federalismo fiscal: transferências voluntárias do estado de Minas Gerais para seus municípios
- Involução financeira e políticas públicas de criação de novos municípios
- Um estudo comparado da evolução de finanças públicas estaduais no quinquênio 2012-2016: explorando diferentes trajetórias de déficit fiscal nos estados e no Distrito Federal
Painel 44 – Gastos sociais e previdenciários nos estados e municípios: tendências e perspectivas
- Coordenação de políticas públicas: governança do orçamento para projetos sociais em tempos de crise. O equilíbrio fiscal e o controle de gastos no contexto dos programas de transferência de renda
- Apuração do resultado atuarial dos regimes próprios de previdência social municipais cearenses, à luz dos registros encaminhados ao Ministério da Previdência, em confronto com os cálculos atuariais elaborados na pesquisa, a partir dos registros contidos no Tribunal de Contas dos municípios do estado do Ceará
- A manutenção do Sistema Previdenciário afeta a sustentabilidade fiscal do governo? Um estudo de caso do governo do estado do Ceará
Painel 45 – Inovações em tecnologias e gestão das compras públicas
- Gestão de custos de transação: o planejamento anual de compras da universidade estadual de Santa Cruz (UESC)
- A importância da padronização do catálogo na qualidade das compras
- Principais avanços da central de licitações do estado de Pernambuco: redução de prazos, especialização de competências e maior segurança jurídica nos processos de aquisições e contratações públicas
Painel 46 – Políticas de compras governamentais como incentivo ao desenvolvimento local
- Mais acesso às compras governamentais – priorizando os pequenos negócios através da aplicação dos benefícios do estatuto nacional da micro e pequena empresa
- Gestão de compras governamentais municipais: um caso para ensino em estratégia e política pública
- O sistema de registro de preços com favorecimento à micro empresas e empresas de pequeno porte: implementação do decreto 56.144/2015 na prefeitura municipal de São Paulo
Painel 47 – Novos modelos e metodologias em logística e contratação de serviços
- Desvendando os cálculos do BDI: uma abordagem mais próxima ao mercado de serviços para a redução de custos orçamentários contribuindo para o ajuste fiscal
- Transformação da política de assistência farmacêutica a partir do novo modelo de aquisição e distribuição de medicamentos, conduzido pelo estado de Minas Gerais em parceria com os municípios mineiros
- Atendimento eficiente da rede educacional: a implantação do novo modelo logístico de Pernambuco
Painel 48 – Aplicações de tecnologia para a transformação da gestão dos transportes na Administração Pública
- Táxigov: inovação no serviço de mobilidade de servidores como modelo de centro de serviços compartilhados no Governo Federal
- Inteligência de compras na contratação de insumos de transportes logísticos
- Aplicativos de celular para transporte de funcionários no Setor Público – uma alternativa
Painel 49 – Finanças públicas nos municípios: experiências e trajetórias de ajuste
- Repensando a efetividade das medidas de ajuste fiscal: o caso do plano Niterói mais resiliente e a sua relação com os stakeholders
- A renovação de quadros na Administração Pública e sustentabilidade fiscal: a realidade da prefeitura municipal de Fortaleza
- Finanças públicas das capitais brasileiras no período 2008-2015: uma análise comparativa sob a ótica dos dispositivos legais e de indicadores de realização