Consad fomenta debates e cria agenda sobre transformação digital no setor público

As grandes revoluções proporcionadas pela tecnologia têm promovido mudanças significativas em diversas vertentes da sociedade. Na área pública, a pauta começa a ser discutida e aprimorada justamente por conta das demandas que, a cada dia, surgem neste meio. É observando este cenário que o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) tem fomentado pautas para o aprofundamento da temática junto aos estados brasileiros.

Um bom exemplo desse trabalho feito pelo Consad, em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP), é a preposição da criação de um Grupo de Trabalho (GT) direcionado para a discussão sobre a Transformação Digital dentro do setor público. A ideia, aprofundada em maio durante um fórum em Brasília, está sendo direcionada para as secretarias de administração e planejamento que fazem parte do Conselho e tem como intuito fomentar ainda mais práticas que promovam efetivamente a eficiência das organizações públicas.

“Cabe pontuar que estamos criando um ambiente favorável para que haja um compartilhamento de soluções para o desenvolvimento da transformação digital nos governos estaduais. Além disso, com o GT formado, poderemos traçar um plano de ação mais efetivo para a implantação de medidas que irão, entre outras coisas, facilitar o aprimoramento da oferta de serviços públicos à sociedade”, explica o atual presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos.

Além desse fomento, o Conselho visa ainda fortalecer uma articulação mais técnica junto aos especialistas do âmbito federal, organismos internacionais, membros da academia brasileira e, também, com outras instituições que possuem trabalhos focados nesta temática.

“Essa é, sem dúvidas, uma agenda prioritária. Precisamos deixar um legado importante para que a administração pública brasileira esteja, cada vez mais, engajada neste aspecto. A proposta, inclusive, é que este tema esteja presente com mais frequência nos encontros e reuniões do Conselho”, completa Fabrício.

O Consad

Com sede em Brasilia, o Consad é formado pelos secretários de Administração/Gestão de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, mantendo encontros periódicos e espaços permanentes de troca de experiências inovadoras e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão Pública no Brasil.

Criado em 2000, a entidade busca atuar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das secretarias e dos órgãos correlatos, bem como participar da formulação e implementação das políticas nacionais de administração pública, entre outros.