Equipe técnica do Sistema de Convênios (Siscon) da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí participou na Controladoria Geral do Estado (CGE) de um treinamento para implantação do novo Sistema Integrado de Gestão de Repasse. O objetivo é otimizar o atendimento que a partir da implantação será virtual.

Lucas Santos, da procuradoria Geral do Estado, que realizou o treinamento, explica que o sistema vai executar todas a fases das parcerias voluntarias, que são as transferências do Estado para as entidades do terceiro setor e também a parte de convênios, que é a transferência do Estado para as prefeituras. “Esse sistema vai auxiliar tanto a administração pública estadual como também os municípios na celebração, na execução e na prestação de contas desses projetos, alinhados com as boas práticas do Governo Federal”, diz Lucas.

Lucas diz ainda que o sistema vai simplificar e dar celeridade a diversos processos: “Para as prefeituras e para as ONG’s, pois tornará o processo todo digital permitindo uma maior celeridade tanto para o envio da prestação de contas e organização da prestação de contas, da execução do objeto pelas prefeituras e ONG’s e também o acompanhamento da administração pública de uma maneira que facilite tanto a entidade ou prefeitura para receber esse recursos  e também pelo estado para que ele possa acompanhar, otimizar, tanto os recursos financeiros como também os recursos humanos nesse processo de parcerias e convênios”, conclui.

Marta campos, gerente de Convênios da Seplan, avalia que essa mudança no sistema será muito positiva, tanto para a Seplan, que ficará com o papel de coordenar e orientar os municípios com as suas prestações de conta, quanto para as Ongs e os municípios: “ Com a implantação do novo sistema será mais prático para todos os municípios que aos invés de se deslocarem até Teresina, eles próprios estarão fazendo, com a sua equipe, na sua cidade, a atualização do Siscon das prefeituras”, avalia Marta.

O sistema passará por um período de adequação e adaptação para que então sejam realizados os cadastros. No primeiro momento as equipes ainda farão o atendimento presencial, mas o objetivo é que em um curto período de tempo todo o atendimento seja feito de forma virtual.

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