Meta do Governo do Amazonas é capacitar até 10 mil servidores em 2019

O Governo do Amazonas lançou, nesta sexta-feira (10/5), o Catálogo de Cursos da Escola Governar, que traz o calendário programático de todas as atividades de capacitação e aperfeiçoamento dos servidores públicos até o fim desse ano. Coordenada pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), a Escola Governar tem a meta de triplicar a quantia de capacitações oferecidas, chegando a mais de 10 mil servidores públicos beneficiados. A solenidade de lançamento do catálogo contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima, e aconteceu no auditório da sede do Governo.

“Estamos trabalhando muito para que os serviços públicos possam se tornar eficientes e isso passa pela modernização de processos, o que não é tão simples. É um processo demorado e difícil, porque há uma cultura administrativa que perdurou por muito tempo e nós temos o dever de entender que os tempos são outros, as práticas são outras e as necessidades e a maneira como a população se comunica são diferentes. O poder público tem que acompanhar essas novas demandas”, afirmou o governador.

Wilson Lima destacou que a qualificação é importante para tornar os serviços públicos mais eficientes para que, efetivamente, atendam os anseios da população. “É importante que o servidor público tenha a oportunidade de se qualificar para que a gente possa cada vez mais prestar um serviço de excelência à população, que é o nosso patrão. São para essas pessoas que nós trabalhamos”, completou Wilson Lima.

“A Escola está voltada para a melhoria de qualidade do serviço público prestado à população e, por isso, busca promover a formação e o desenvolvimento de competências do servidor público. Ela faz parte de um novo modelo de governar, alinhada às diretrizes de um Governo austero, transparente e voltado para o bem comum”, destacou a secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti.

De acordo com a secretária da Sead, esse ano, a meta também é alcançar um maior número de servidores do interior do Estado. “A Escola tem por missão capacitar, formar e valorizar o servidor público da capital e do interior do Estado. Nossa meta para esse ano é chegar o mais próximo do servidor público do interior, através do ensino à distância, em parceria com as plataformas da Universidade do Estado do Amazonas”, explicou Inês Simonetti.

Além do calendário programático completo das atividades previstas, com informações de carga horária e modalidade, o catálogo de 60 páginas é composto por um manual de instrução a respeito dos procedimentos relativos ao cadastro, inscrição e certificação dos servidores e calendário de ações do Programa Vida Ativa.

Demandas – A coordenadora da Escola Governar, Juliana Peixoto, informou que as atividades, como workshops, palestras, cursos e oficinas, são definidas de acordo com as necessidades de treinamento e desenvolvimento do Poder Executivo. “Nossa visão é ser referência em Escola de Governo, como modelo de excelência e inovação”, destacou Juliana.

Os cursos ofertados ao logo do ano e apresentados no catálogo são uma demanda dos próprios servidores. Eles foram mapeados durante uma pesquisa de Levantamento de Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento (LNTD), realizada este ano, que buscou ouvir todos os órgãos e entidades que compõem a estrutura do Governo do Amazonas. Quase 100 questionários foram respondidos.