Governo de Alagoas discute modernização da gestão pública em fórum nacional

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), participou de mais uma edição do Fórum Conjunto Consad/Conseplan. O evento aconteceu em Manaus e reuniu secretários de todos os estados brasileiros para discutir pautas voltadas à modernização da gestão pública.

Desta vez, o fórum, que reúne integrantes do Conselho Nacional de Estado da Administração (Consad) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento (Conseplan), se organizou em torno de uma agenda que, além de fomentar debates sobre o aprimoramento da administração pública, trouxe à luz questões como o futuro da gestão pública com a transformação digital, planejamento de longo prazo, gestão por resultados, entre outras.

“Os temas que pudemos debater aqui em Manaus cumprem papel significativo nesse novo momento que estamos vivendo no serviço público. Não temos dúvidas que cada estado sai desse encontro mais fortalecido, com uma bagagem que faz toda a diferença na hora de pensar sobre o que queremos para a área”, afirma o secretário titular da Seplag e atual presidente do Consad, Fabrício Marques Santos.

O encontro, que também delibera sobre questões alinhadas ao atual contexto político e econômico brasileiro, contou, ainda, com a presença do Ministério da Economia, que apresentou o novo Programa de Equilíbrio Fiscal e discutiu medidas emergenciais para as dívidas dos Estados. Além disso, na oportunidade, o Consad também pôde dialogar sobre o Plano de Trabalho para o biênio 2019/2020 e todas as ações que envolvem os novos caminhos para a gestão pública no Brasil.

“É um momento muito importante e simbólico para a modernização da administração pública nos Estados. Essa integração e compartilhamento de vivências é imprescindível para garantir que estejamos todos falando a mesma linguagem e avançando rumo a um serviço público cada vez mais eficiente, transparente, otimizado e que, de fato, atenda às necessidades prioritárias dos cidadãos”, pontuou Fabrício.

 

Texto de Ascom Seplag – AL

Fotos: Gabriel Retondano