Conheça os cinco trabalhos da Seplag-DF no X Congresso Consad

Cinco trabalhos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) serão apresentados no X Congresso Consad de Gestão Pública – encontro que propõe troca de experiências e compartilhamento de soluções criativas para melhorar a gestão pública no país. O evento, que reúne gestores e administradores de todo o Brasil, será realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, nos dias 5, 6 e 7 de julho de 2017. A cerimônia de abertura terá início às 14h30 desta quarta-feira.

Os mais de 50 painéis programados foram divididos em modalidades temáticas. Na modalidade de Gestão de Pessoas na Área Pública, a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde/Seplag) fará um relato de experiências e bons resultados do Programa de Orientação para Aposentadoria. O trabalho está na programação do Painel 51, no primeiro dia de congresso, quarta-feira, 5 de julho, às 17h30, na sala Térreo 5. O programa oferece um conjunto de ações para auxiliar os servidores, física e psicologicamente, para a nova rotina após a aposentadoria.

Também foi selecionado para o evento, o estudo técnico-científico “Inteligência de Compras na Contratação de Insumos de Transportes Logísticos”, na modalidade de Orçamento, Contabilidade, Finanças Compras e Patrimônio. A apresentação será realizada no Painel 48, na quarta-feira, 5 de julho, às 17h30, na sala Térreo 4. O projeto, desenvolvido pela Coordenação de Planejamento e Modernização, da Subsecretaria de Compras Governamentais (SCG), trata da contratação de transporte de carga para a prestação de serviços públicos, com vistas a reduzir gastos públicos mediante minimização de riscos operacionais e maximização da eficiência durante a contratação.

GestãoDF e SEI!

Já no segundo dia de evento, a Secretaria Adjunta de Gestão da Estratégia (Sage/Seplag) apresentará, em detalhes, o Modelo de Gestão para Resultados do Distrito Federal, no Painel 16 Inovação na Gestão por resultados: as novas experiências. Será na quinta-feira, 6 de julho, às 8h30, na sala Mezanino 1. Na oportunidade, a equipe compartilhará as etapas de elaboração, bem como as experiências que se acumulam desde 2015 com os acordos de resultados e reuniões de acompanhamento, entre outras estruturas. Será exibido, também, o Gestão DF — plataforma de monitoramento e gestão, que é um pilar do modelo estratégico.

O quarto trabalho da Seplag a ser apresentado no Consad é o “Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) na Administração Pública do Distrito Federal: Gestão Estratégica e Inovadora de Governo Digital na Perspectiva de Atuação Colaborativa”, na modalidade Governo Eletrônico & Transparência. Ele faz parte do Painel 31, programado para quinta-feira, 6 de julho, 17h30, na sala Térreo 1. A equipe também foi convidada a acompanhar do Painel 51 do Ministério do Planejamento sobre o Processo Eletrônico Nacional (PEN) e o SEI!, na quinta-feira, das 9h às 12h, na sala Mezanino 5.

O SEI começou a ser implantado no Executivo local em 2015, pela Coordenação de Documentação, Informação e Conhecimento da Seplag. Em 2016, passa a ser utilizado pela primeira vez no governo. A implementação agora é gerida pela Coordenação de Implantação de Projetos, da Sage. Além de possibilitar redução de gastos com papel e transporte, a ferramenta de gestão documental dá transparência e agilidade na tramitação dos processos do governo, que passarão a ser totalmente eletrônicos.

Hackathon Inova Brasília

Para o painel de Inovação e criatividade no governo eletrônico: novas formas de produção de tecnologia no setor público foi selecionado o trabalho “A experiência de organizar um hackathon para a solução de problemas públicos”, realizado pela Sage/Seplag. A apresentação será na quinta-feira, 6 de julho, às 15h30, na sala Mezanino 2, no Painel 30. A maratona foi disputada durante a Campus Party de Brasília, realizada entre 14 e 18 de junho, com estudantes, entusiastas e profissionais da área de tecnologia para a criação de soluções inovadoras para Mobilidade Urbana, Educação e Segurança Pública. No painel a equipe vai apresentar os bastidores da elaboração do hackathon, a organização, a busca de dados, a mobilização de rede, e a estruturação de parceria para que o evento pudesse ser realizado.

Os servidores que quiserem conhecer mais sobre os trabalhos acima apresentados, podem acessar a programação do evento e se inscrever para os painéis. Basta clicar no link https://fazendomais.azurewebsites.net/index.aspx?codEvento=MDAwMzA4, entrar com login e senha, na área reservada para participantes, e marcar as atividades de interesse.

Os interessados em participar do congresso ainda podem realizar as inscrições até o dia do evento no link: https://fazendomais.azurewebsites.net/index.aspx?codEvento=MDAwMzA4&cdLng=PTBR&cat=&atv=&keyAut=&tpSist=NRM&tpAcesso=NRM.

X Congresso Consad

Este ano, o Congresso Consad apresentará um balanço da última década abordando os seguintes temas: tendências da governança na administração pública brasileira; conquistas no campo das compras governamentais; evolução das formas participativas da sociedade e dos cidadãos; avanços no governo eletrônico; desafios e conquistas no uso dos novos arranjos organizacionais; e consolidação de práticas inovadoras no âmbito da gestão de pessoas.