Secretários de Estados discutem situação fiscal do País

Secretários de Administração, Planejamento e Fazenda de todo o País se reúnem, em Brasília, nos dias 1 e 2 de dezembro, para debater a situação fiscal e financeira dos Estados. O fórum é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) e Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz).

A abertura do III Fórum Conjunto Consad, Conseplan e Comsefaz acontecerá no dia 1º, às 9h, e contará com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; da secretária de Estado de Administração do Pará e presidente do Consad, Alice Viana; da secretária de Estado do Planejamento e Gestão do Distrito Federal, Leany Lemos; do secretário de Estado do Planejamento e das Finanças do Rio Grande do Norte e Presidente do Conseplan, Gustavo Nogueira; e do secretário de Estado de Tributação do Rio Grande do Norte e Coordenador do Comsefaz, André Horta.

Os secretários estaduais vão discutir uma agenda comum que inclui a situação fiscal e financeira dos Estados e suas possíveis consequências. A programação conta com as palestras “Pacto pela Reforma do Estado Brasileiro”; “Política Tributária”; “Melhoria da Qualidade do Gasto Público: Os efeitos da PEC do Teto de Gastos sobre os Estados”; e “Reforma Previdenciária”.

Para Alice Viana, o objetivo do fórum é fortalecer a capacidade de articulação conjunta dos conselhos para cobrar medidas do Governo Federal que auxiliem os estados a enfrentar a atual situação. “Os três conselhos se encontram em um momento em que o Brasil precisa de instituições fortes, que garantam a prestação dos serviços públicos”.

Agenda Consad

Durante a programação do fórum também serão discutidos assuntos como o balanço das ações do Consad biênio 2015/2016, eleição da Presidência e da Junta Fiscal do Consad para os próximos anos (2017/2018).

 

III Fórum Conjunto Consad, Conseplan e Comsefaz
Data: 1 e 2 de dezembro de 2016
Local: hotel Cullinan Hplus – Brasília

Assessoria de Imprensa do Consad
Ana Carla Sodré – (61) 99131-8680 / anacarla@apcomunicacao.com.br
Mariana Pereira – (61) 98116-3520 / marianapereira@apcomunicacao.com.br