Secretários de Administração e Planejamento dos 26 estados são aguardados para fórum em Manaus

Os secretários de Estado das pastas de Administração e Planejamento estarão reunidos em Manaus nos dias 6 (quinta-feira) e 7 (sexta-feira) de junho para debater pautas importantes da administração pública brasileira. Inês Carolina Simonetti, secretária de Administração e Gestão (Sead), e Jório Veiga, secretário de Estado de Planejamento (Seplan), serão os anfitriões do evento.

As autoridades dos 26 estados da federação foram convidados para participarem de um fórum conjunto entre os membros do Conselho Nacional de Estado da Administração (Consad) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan) que ocorrerá no Blue Tree Premium Manaus (avenida Umberto Calderaro, nº 817, Adrianópolis, zona centro-sul).

O presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, e a presidente do Conseplan e secretária de Planejamento do Maranhão, Cynthia Mota Lima, desembarcam em Manaus para participarem do fórum.

Segundo Fabrício Marques, na oportunidade, os secretários irão se aprofundar em questões da área de gestão e buscar soluções para diversas problemáticas que são encontradas nos governos estaduais. “Estamos animados, pois montamos uma agenda bastante atualizada e que possui temáticas relevantes para o aprimoramento da administração pública brasileira. Diversas instituições e organismos públicos estarão participando conosco desta edição no Amazonas, federação, aliás, que tem uma participação estratégica para as atividades do conselho”, avalia Fabrício.

Equilíbrio fiscal – A secretária Sead, Inês Carolina Simonetti, destacou que as medidas emergenciais para o ajuste fiscal, uma realidade de todos os estados, não ficaram de fora da programação. “Será um momento para trocarmos experiências nesse sentido. A discussão sobre o equilíbrio fiscal, planejamento a longo prazo e gestão por resultados serão debatidos durante o fórum”, destaca Inês Carolina, que ocupa o cargo de conselheira fiscal no Consad.

Além de temas com aspectos mais técnicos, o fórum trabalhará também com assuntos relacionados aos novos processos de inovação, transformação digital e transparência, destacou o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga. Segundo ele, a agenda a ser discutida no fórum vai permitir o aprofundamento de questões vitais à gestão pública. “Teremos o alinhamento necessário para o fortalecimento da gestão pública”, comentou.

Texto de Ascom SEAD – AM

Fotos: Gabriel Retondano