Presidente do Consad é jurada do Prêmio Prefeito Empreendedor

Premiação do Sebrae prestigia boas práticas municipais que incentivam o desenvolvimento regional por meio do apoio aos negócios de micro e pequenas empresas 

A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Alice Viana, esteve, nesta terça-feira (26), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, para integrar a comissão julgadora do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A titular da Secretaria de Administração do Pará julgou, ao lado da secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Patrícia Audi, o melhor projeto na categoria de compras governamentais. 

É a primeira vez que o Conselho é convidado a participar da premiação, que, para Alice Viana, tem viés comum com o Congresso Consad de Gestão Pública: “ambos visam fomentar, desenvolver, melhorar e compartilhar as boas práticas de gestão pública”, afirmou ela, ressaltando que a 9ª edição do evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, explicou que o prêmio, criado há 15 anos, é concedido a prefeitos e administradores regionais de todo Brasil que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao crescimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.

Segundo ele, o objetivo é identificar, difundir e promover um intercâmbio nacional de ações exitosas “As boas práticas são incorporadas no Guia do Candidato Empreendedor, que, neste ano, será entregue àqueles que estarão concorrendo à vaga de prefeito nos municípios. Queremos inspirá-los, valorizando experiências bem-sucedidas”, disse Quick.

Final nacional
Coordenadora do prêmio, Denise Donati comentou que, nesta edição, a premiação bateu o recorde de prefeitos inscritos em todo País: 1.695 – destes, 1.239 tiveram os seus projetos habilitados. No total, 148 levaram o título estadual e, agora, são finalistas em âmbito nacional. Os contemplados serão anunciados no dia 10 de maio.

Os projetos disputam em 12 categorias: implantação e institucionalização da Lei Geral; compras governamentais de pequenos negócios; desburocratização e formalização; pequenos negócios no campo; inovação e sustentabilidade; municípios integrantes do G100; inclusão produtiva com segurança sanitária; além do melhor projeto em cada região do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

A comissão julgadora é formada por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Confederação Nacional da Indústria, Controladoria Geral da União, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, Universidade de Brasília, Observatório Social do Brasil, Frente Nacional de Prefeitos, Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul, Trevisan Consultoria, Fundação Nacional da Qualidade, Centro de Liderança Política, Fundação Estudar, Fundação Getulio Vargas, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Instituto Votorantim, Fundação Vale, Brasil Junior, Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Instituto Ethos, Instituto Rui Barbosa, Confederação Nacional dos Municípios, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada,  Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, Financiadora de Estudos e Projetos, Associação Brasileira de Municípios, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e Movimento Brasil Competitivo.

Com informações da Ascom/Consad