Ministro defende um novo olhar sobre as instituições públicas

Durante o 98º Fórum Consad, Mangabeira Unger debate com secretários de Administração/Gestão a criação de uma nova agenda de gestão pública

 Na presença de Secretários de Estado da Administração/Gestão de todo Brasil, o Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, defendeu um novo olhar sobre as instituições públicas e a modernização nas formas de geri-las. Para ele, deve ser priorizada uma agenda nacional, parte fundamental de um plano de desenvolvimento do País, que busque reformar as instituições existentes na Administração Pública.

Essa reforma precisa, segundo o ministro, organizar carreiras, buscar a eficiência do Estado com choque de gestão e fomentar um experimentalismo na maneira de atuar do governo, com ações cooperativas entre a União, os estados e os municípios. “Além das agendas de profissionalismo, eficiência e experimentalismo, temos que reconstruir o sistema para que os mecanismos de controle, a pretexto de constranger o gestor desonesto, não impeça o gestor honesto de trabalhar”, afirmou.

Em relação à qualidade dos serviços públicos, Mangabeira acredita que para qualifica-los, se tornará cada vez mais importante o Estado organizar, preparar, financiar, coordenar e monitorar a sociedade civil independente para que ela participe da provisão competitiva e experimentalista dos serviços públicos.

O ministro ainda salientou que é preciso organizar as carreiras de Estado, a chamada “agenda do profissionalismo”, que, de acordo com ele, é uma agenda associada ao século 19 e “jamais completada no Brasil”, frisou.

Contribuições do Consad
Uma proposta preliminar de reformulação da nova agenda de gestão pública foi entregue aos secretários, que formaram um grupo de sistematização e consolidação das proposições do Consad, a ser entregue até o dia 15 de setembro. Fazem parte deste GT os secretários do Amapá, Maria Goreth Silva; do Paraná, Dinorah Brito; do Piauí, Franzé Silva; e de Roraima, Frederico Linhares.

Com informações da Ascom/SAE