Livro aponta principais desafios da gestão pública

A Escola de Governo e Administração Pública (Egap) e a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo lançaram, nesta quarta-feira (28/9), o livro “Tópicos essenciais sobre gestão pública”. A proposta da publicação é abrir um espaço de reflexão sobre a administração pública.

A consultora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Evelyn Levy, participa do livro assinando o capítulo Desafios Contemporâneos à Gestão Pública, que aborda, entre vários aspectos, os dilemas da gestão pública contemporânea. A consultora relata como as formas de gestão pública têm evoluído, a partir dos grandes movimentos econômicos, sociais e políticos, e refletem nas estratégias e organizações.

Em seu artigo, Evelyn Levy aponta também quais os principais problemas que os governos devem enfrentar no presente e no futuro e as formas de gestão pública que estão adotando ou deveriam adotar para resolvê-los. Para exemplificar, ela cita os países centrais participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e os ditos “emergentes”, principalmente o Brasil, para, ao final, serem caracterizadas as semelhanças e as diferenças entre eles.

O livro é dividido em três perspectivas: gestão, pessoas e democracia. Escritos por servidores públicos, pesquisadores e docentes, os onze artigos trazem discussões e tópicos essenciais sobre gestão pública de diversos pontos de vista. A publicação está disponível gratuitamente no link (http://capacitacao.planejamento.sp.gov.br/product/topicos-essenciais-sobre-gestao-publica/).