Fórum reúne secretários estaduais de Gestão e de Planejamento em Vitória

Nesta quinta (12) e sexta-feira (13), o Espírito Santo foi palco da 111ª edição do Fórum Conjunto Consad/Conseplan, realizado pelos Conselhos Nacionais de secretários de Administração e de Planejamento. O evento reuniu dirigentes e gestores dos estados brasileiros e do Distrito Federal, para debaterem pautas ligadas à gestão pública e trocarem experiências exitosas de trabalho.

Entre os temas discutidos estavam Planejamento Estratégico de Longo Prazo, Escola Virtual de Governo, Desenvolvimento e Alinhamento de Parcerias, Gestão de Pessoas, Transformação Digital, Elaboração do PPA e Patrimônio Público.

Durante o evento, também foram apresentados os resultados do Grupo de Trabalho de Transformação Digital, criado pelo Consad em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), além das propostas para o Grupo de Trabalho de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou do último do evento. Em sua fala, ele destacou a importância das Secretarias de Gestão e de Planejamento para a modernização da máquina pública e valorização dos serviços prestados pelos estados.

“Precisamos pensar de forma inovadora e criativa. Nosso Estado está organizado e essa boa gestão fiscal deve ser utilizada em prol de políticas públicas eficientes. É necessário modernizar a administração e estamos seguindo esse modelo. Vivemos um momento que exige protagonismo dos estados. Precisamos nos unir em uma racionalidade política e o Planejamento e os Recursos Humanos têm papel importante no desafio de valorizar o serviço público”, afirmou Casagrande.

A vice-governadora Jaqueline Moraes discursou sobre a necessidade de pensar em serviços e ações focadas no cidadão: “Temos que garantir que as políticas públicas cheguem na ponta, para quem precisa, e isso é nossa inovação. Ao invés de pensarmos como as pessoas podem chegar ao poder público, devemos pensar como nós podemos fazer para chegar nessas pessoas”, enfatizou.

Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos e anfitriã do evento, Lenise Loureiro, o encontro foi oportunidade de estreitar laços, compartilhar conhecimentos e buscar soluções conjuntas para os desafios dos governos: “Os dias de trabalhos foram muito produtivos. Além de conhecer as iniciativas que estão sendo realizadas por outros estados, apresentamos os projetos e ações que temos desenvolvido no Espírito Santo e que podem servir de referência para os demais entes da Federação”, disse.

Avaliação

O presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, avaliou como positivo o encontro.“Foi um momento fundamental para que pudéssemos estreitar laços e aprofundar assuntos importantes para a gestão dos Estados. Conseguimos levantar pautas ligadas à atual conjuntura política e econômica nacional, trocar conhecimentos e, principalmente, trabalhar soluções criativas para que consigamos avançar em nosso plano de trabalho”, afirma.

Esta edição do Fórum Conjunto Consad/Conseplag é patrocinado Zetra, Capemisa, Fácil Soluções, LinkData, IMTS, Sebrae – ES, Techne, EIEL Produções de Software e Ibade.

Texto com contribuição da Secom/ES e Seger/Es