Fórum de Secretários de Administração discute reforma da Previdência

O 104.º Fórum do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad) será realizado em Curitiba

O Estado do Paraná vai sediar, entre os dias 14 e 15 de setembro, o 104.º Fórum do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad). O evento, que será realizado no Hotel Burbon, em Curitiba, tem como tema principal a Reforma da Previdência nos Estados.

É com imensa responsabilidade que o Paraná recebeu a incumbência de sediar a discussão sobre esse tema”, disse o secretário da Administração e da Previdência do Paraná, Fernando Ghignone. “Esperamos que daqui floresçam propostas que ajudem num projeto que seja o mais justo para o Brasil e para os brasileiros.”

A programação do fórum prevê a presença, na abertura, às 9 horas, do governador Beto Richa e do secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Gleysson Rubin. Logo após, o secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, fala sobre Previdência nos Estados e possíveis soluções.

Às 14 horas do dia 14, haverá uma mesa de debates com a presença do presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Leonardo Ziccarelli Rodrigues, da diretora científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Melissa Folmann, da presidente da Fundação Sanepar, Cláudia Trindade, e do deputado federal Reinhold Stephanes.

No mesmo dia, às 16 horas, o diretor de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Guilherme Alberto Almeida de Almeida, fala sobre Gestão da inovação: criação de laboratórios de inovação. Às 17 horas, haverá a palestra do professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), Alexis Vargas, sobre A lei de terceirização nos serviços públicos, e, logo após, o professor da Universidade de Pitsburgh, Barry Ames, apresenta a pesquisa Alta Burocracia dos Estados Brasileiros.

No dia 15, às 9 horas, a professora e pesquisadora Florência Ferrer passa informações sobre a missão técnica à Espanha. Logo depois, o diretor-executivo do Instituto Publix, Alexandre Borges Afonso, e o consultor do mesmo instituto Gustavo Coelho falam sobre as organizações sociais na educação no Estado da Paraíba.