Encerrado o Fórum Consad no Paraná

O 104.º Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Administração (Consad) foi encerrado na manhã desta sexta-feira (15), em Curitiba. Durante dois dias, secretários de administração e de Gestão de Pessoas discutiram com especialistas temas como a Reforma previdenciária, a Gestão da inovação, A lei de terceirização nos serviços públicos e a Alta burocracia dos Estados Brasileiros.

O secretário de Administração e Previdência do Paraná, Fernando Ghignone, destacou o excelente nível das discussões promovidas durante a programação, com palestrantes objetivos e enriquecedores em suas colocações.

“Tivemos painéis do interesse de todos os participantes, com foco muito importante e bastante produtivo no aspecto de se pensar a questão previdenciária no país. Houve uma mesa de debates sobre o tema, com várias visões de setores diferentes, que atuam na área previdenciária. E eu entendo que os secretários que estiveram presentes sairão com sugestões como, por exemplo, a previdência complementar do Paraná, apresentada pela Sanepar”, salientou o secretário.

A presidente do Consad, que é secretária de Administração do estado da Paraíba, Livânia Maria da Silva Farias, disse que os fóruns são sempre ricos em informações, mas ressaltou a relevância da temática principal desse encontro. “Esta pauta atualizada, da reforma da previdência, é muito importante. Temos urgência em fazer isso. As discussões foram excelentes”, avaliou a presidente.

O diretor do Instituto Publix, Humberto Martins, e o consultor Gustavo Coelho, apresentaram o case “OSs da educação no estado da Paraíba, uma tentativa de transformação”, cuja implantação teve a consultoria do Instituto. “É um caso inovador, pois ele representa um novo modo de aplicação do modelo OS para as atividades de apoio. Com isso, as escolas vão dispor de meios mais adequados para promover suas atividades de ensino e o diretor poderá direcionar sua energia para atividades pedagógicas”, explicou o diretor.

A secretária de Administração do estado da Paraíba destacou que a contratação de Organizações Sociais (OSs) para gerir a educação no Estado significa um avanço do governo. “Nós estudamos por três anos e analisamos tudo, tanto em relação à vantagem econômica, quanto à questão administrativa. Só faz 45 dias que o contrato foi executado, mas já temos bons resultados”.

Ao final, a consultora do Instituto Publix, Evelyn Levy, apresentou a avaliação técnica e financeira do X congresso Consad de Gestão Pública, realizado de 5 a 7 de julho, em Brasília.

“O congresso Consad continua sendo uma referência muito importante, que ganha qualidade a cada ano. A capilaridade que nós estamos atingindo está cada vez maior. Os órgãos dos três poderes têm participado, o que demonstra que nós temos fundamentos para melhorar os serviços públicos”, explicou a consultora.

O próximo Fórum do Consad será realizado em Brasília – DF, nos dias 31 de novembro e primeiro de dezembro.