Conheça o SAC Mobile

Em menos de dois meses após o lançamento, o SAC Mobile – aplicativo desenvolvido pela Secretaria Estadual da Administração (Saeb), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) – já foi agraciado com três indicações a prêmios, sendo finalista em duas delas, no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Nesta quarta-feira (26), a ferramenta concorre entre seis finalistas na 9ª edição do CIO Executive Day 2016, que acontece no Sheraton da Bahia, em Salvador, a partir das 13 horas. O Mobile do Serviço de Atendimento ao Cidadão, o SAC, coloca a Saeb na disputa entre os Correios, Embasa, Frutosdias, Prodeb e Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

A Saeb estará representada no evento pelo seu coordenador-geral de TI, Murilo Serafim, um dos responsáveis pelo projeto, juntamente com a sua equipe e em parceria com a Prodeb. “Colocamos o máximo de informações e funcionalidades dentro do aplicativo, sendo seu uso fácil e intuitivo, tanto para quem já utilizava o Portal SAC quanto para novos usuários. A ferramenta aproximou ainda mais a Rede SAC à era da conectividade, diminuindo barreiras e fazendo com que os serviços prestados pelo Estado ficassem mais próximos do cidadão”, afirma.

O SAC Mobile consagrou também a Saeb como uma das 100 organizações mais inovadoras no uso de Tecnologia da Informação em 2016. A ferramenta também chegou a ser indicada para a 44ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – SECOP, que será realizada de 9 a 11 de novembro de 2016, em Manaus. “Todo esse resultado reflete a qualidade do SAC Mobile e a dimensão de sua relevância para os usuários, que podem consultar, de forma prática e interativa, a qualquer momento e em qualquer lugar, por meio de um smartphone ou tablet, serviços e informações personalizadas”, avalia o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Downloads – O Mobile começou a ganhar projeção em curto espaço de tempo. No primeiro mês de lançado, alcançou mais de 20 mil downloads. Atualmente já foram realizados 25 mil. A ferramenta está disponível gratuitamente na App Store e Play Store, para aparelhos com os sistemas operacionais iOS e Android, respectivamente.

O aplicativo está sendo atualizado para uma nova versão que permitirá a avaliação do atendimento pelo próprio dispositivo móvel. Assim, o SAC Mobile poderá contribuir ainda mais com a qualidade da prestação do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Para utilizar a ferramenta, basta que o usuário informe a mesma senha de acesso cadastrada no Portal SAC (www.sac.ba.gov.br). Aqueles que ainda não são cadastrados podem fazer o procedimento no próprio aplicativo.

Com o SAC Mobile é possível agendar o atendimento em unidades da Rede SAC que contam com serviços com hora marcada e ainda verificar antecipadamente documentação e informações necessárias para solicitar a emissão de um documento ou a prestação de serviço.

Uma das muitas funcionalidades do aplicativo é o acompanhamento da posição na fila de atendimento. A consulta pode ser feita após a emissão da senha, que traz um código que deve ser inserido na função Meu Atendimento. Desta forma, o usuário pode escolher entre esperar na recepção do posto ou realizar outras atividades nos arredores, enquanto aguarda a sua vez de ser atendido.

Mesmo nas cidades onde não há uma unidade da Rede SAC, seja um Ponto Cidadão ou um Posto SAC, o aplicativo tem utilidade, uma vez que o cidadão pode acompanhar os roteiros do SAC Móvel, e assim saber onde ele estará em atendimento durante aquele período.