Começa, em Alagoas, o 94º Fórum Consad

Secretários de Estado de todo o País discutem modernização da gestão pública até o dia 25, no hotel Radisson, em Maceió

O 94º Fórum Consad Alagoas começou na manhã desta quinta-feira (24), no hotel Radisson, em Maceió, e segue até sexta-feira (25). Durante dois dias, secretários de Estado da Administração/Gestão discutirão temas com foco na modernização da gestão pública brasileira. Nesta edição, os secretários tratam de dois temas mais específicos: a Lei de Greve e as estratégias para transição de governo.

 “É importante termos uma nova Lei de Greve estabelecida no País, com mecanismos sustentáveis e visando o melhor bem estar do Estado, independente do governo vigente” , destacou o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Eduardo Diogo. A questão da transição de uma gestão para a outra, segundo o presidente, também será discutida, sobretudo em um ano de eleições e sucessões estaduais e federal. “O momento é propício”, explicou Diogo.

 Eduardo Diogo agradeceu a presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e lembrou o líder “inspirador” que foi seu pai – senador da República por dois mandatos e vice-governador do Estado. E citou uma frase de Teotonio Vilela, o pai, quando ao receber, em setembro de 1979 o título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo, disse sentir o “calor do sangue libertário” de Zumbi dos Palmares – último dos líderes do Quilombo dos Palmares. “Que esse sangue libertário de Zumbi nos lembre que ainda precisamos fazer muito pelo Brasil”, disse o presidente. 

 O governador Teotonio Vilela Filho falou sobre os avanços e ações  do Estado para melhorar a gestão pública de Alagoas. Segundo ele, o governo enfrentou uma série de dificuldades para executar um ajuste fiscal, mas hoje é possível perceber uma melhora nos indicadores econômicos estaduais. “O Estado continua pobre, mas hoje é enxuto, sem dívidas. Estamos preparados para avançar”, ressaltou Teotonio Vilela.

 O anfitrião do evento e secretário de Estado da Gestão Pública de Alagoas, Alexandre Lages, disse que o encontro trará uma maior eficácia para a gestão pública brasileira. “É isso que o Consad tem buscado ao longo de toda a sua história”, disse Lages.

 Programação:

A palestra de abertura será proferida por Fernando Coelho, professor de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), que irá falar sobre as estratégias para a transição, relatando experiências de consolidação de reformas. Já Fabiana Toledo, mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento, abordará a questão da gestão digital na vida funcional do servidor público.

 Célia Maria Silva Carvalho, presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), irá traçar um diagnóstico sobre a qualidade do gasto público dos 26 estados da federação e do Distrito Federal. O grupo presta assessoramento fiscal e financeiro aos secretários da Fazenda, Finanças e Tributação no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com o intuito de buscar o equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais.

 Já Evelyn Levy, coordenadora do Comitê Científico do Congresso Consad, apresentará a avaliação da 7ª edição do evento, que reuniu mais de 2 mil pessoas, entre os dias 25 e 27 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante os três dias, foram apresentados 52 painéis, com 156 papers, além de mesas-redondas com secretários de Administração/Gestão e as presenças do norte-americano Stephen Goldsmith e do australiano Geoff Gallop.

 Outro assunto em pauta é o Papel do Controle Interno e Externo como Potencializador da Gestão. Esses assuntos, tidos como prioridade da Agenda Comum de Gestão Pública – União e Estados, serão analisados por Ana Lúcia Amorim, secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

 Assessoria de imprensa do Consad