Eventos - Honrarias

MEDALHA DO MÉRITO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA 2013

Data:16-04-2013
Local:Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF.

A Medalha do Mérito CONSAD de Gestão Pública é uma honraria concedida como reconhecimento à atuação profissional, de gestão, de pesquisa ou política em defesa da gestão pública. A homenagem é outorgada anualmente a personalidades escolhidas pelo Conselho e a entrega da medalha faz parte da programação do Congresso CONSAD de Gestão Pública.

Atualmente, o Colegiado do CONSAD recebe a indicação dos nomes e a justificativa para a concessão da honraria a cada um deles. Após a análise individual, os membros se manifestam em votação para indicação dos agraciados.

Na edição 2013 foram agraciados:

Cláudia Costin
É especialista em Gestão Pública, políticas públicas e combate à pobreza, com larga experiência acadêmica, de assessoramento técnico e de gestão em governos e no Terceiro Setor, no Brasil e em outros países. É Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro. Foi Ministra de Estado da Administração Federal e Reforma do Estado,Secretária de Planejamento e Avaliação do Ministério da Economia e Secretária-
Adjunta de Previdência Complementar no Ministério da Previdência.

No Governo do Estado de São Paulo, ocupou a Secretaria da Cultura. Foi, também, vice-presidente executiva da Fundação Victor Civita, organização que busca melhorar a qualidade da Educação Pública no Brasil, e Gerente de Políticas Públicas e Combate à Pobreza para a América Latina no Banco Mundial, quando coordenou projetos junto à Guatemala, Argentina, República Dominicana, Brasil, Peru e Chile. Trabalhou em Angola e Cabo Verde na modernização do Estado e na melhoria das políticas públicas.

Professora em diversas universidades, ministrou aulas na UNICAMP, na Fundação Getúlio Vargas, na Universidade de Taubaté, na FIA-USP e na Universidade de Québec, no Mestrado em Administração Pública, como visiting professor de 2007 a 2008.Atualmente, é professora do IBMEC-SP, no Departamento de Economia.

Duvanier Paiva (In Memoriam)
Foi Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em sua gestão, a Mesa Nacional de Negociação Permanente firmou aproximadamente 70 termos de acordo com as entidades sindicais. Promoveu a construção coletiva da política de atenção à saúde do servidor.
Duvanier tinha especial preocupação com a capacitação dos servidores dos recursos humanos. Segundo ele, o Estado deveria ser o principal responsável pela capacitação de seus dirigentes e por isso valorizava o papel das Escolas de governo.

Duvanier contribuiu também na Secretaria de Gestão da Prefeitura de São Paulo, além de ter sido Assessor da Executiva Nacional da CUT. Fundou e coordenou a Escola Sindical de São Paulo. Duvanier foi defensor incansável da democratização das relações de trabalho. Era um humanista e pacifista, cuja atuação se perpetua nas conquistas irreversíveis promovidas pela negociação coletiva e pelo diálogo institucional.

Paulo Modesto
É Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público e professor de Direito Administrativo da Universidade Federal da Bahia. É membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, do Conselho de Pesquisadores do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado e, também, da Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona (Espanha).

Foi Assessor Especial do Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado do Brasil; assessor para a discussão e elaboração do texto original da Proposta de Emenda Constitucional da Administração Pública – Emenda Constitucional 19/98 (PEC 173 – 1995-98); assessor convidado do Conselho da Reforma do Estado.

Foi membro e Secretário-Geral da Comissão Interministerial de Juristas incumbida da Elaboração do Anteprojeto de Lei sobre Processo Administrativo da União, da Comissão de Juristas incumbida da Elaboração de Anteprojeto para uma nova Lei Orgânica da Administração Federal e Entes de Colaboração e do Ministério Público da Bahia. Foi Diretor da Revista Brasileira de Direito Público, Conselheiro Técnico da Sociedade
Brasileira de Direito Público, Coordenador Científico de oito edições do Fórum Brasileiro sobre a Reforma do Estado e Editor do site www.direitodoestado.com.br, especializado em direito público e reforma do Estado.